O programa Formação Permanente de Docentes e seus conceitos

O que é o programa?

O Programa de Formação Permanente da Unesc busca fortalecer, aprimorar e partilhar a práxis docente no contexto da docência no ensino superior. É um programa voltado para as professoras e professores da universidade, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal contínuo.

Trata-se de um território em que se fundam os processos de ensinar e de aprender e onde o ensino não é fim do processo ensino-aprendizagem, mas o cenário de encontro das muitas possibilidades de costura entre o conhecimento empírico e o conhecimento técnico-científico, o que exige um alargamento das salas de aula, bem como um desajustamento de saberes em busca de uma educação comunitária e emancipatória.

Por meio do programa, os docentes têm acesso a uma variedade de atividades e recursos que visam promover a excelência acadêmica e a inovação pedagógica. Comunidades de Aprendizagem, Curso para novos Docentes, Palestras, Conferências, Cursos, Oficinas, Grupos de Estudo e outras formas de formação são oferecidas, abordando temas relevantes para a educação superior, como a pedagogia universitária, docência no ensino superior, metodologias e estratégias efetivas de aprendizagem, avaliação, tecnologias educacionais, interdisciplinaridade e muito mais.

O objetivo do Programa de Formação Permanente é fomentar a reflexão, o compartilhamento de experiências e a atualização constante das suas professoras e de seus professores, visando à melhoria contínua da qualidade do ensino na Unesc. Acreditamos que investir na formação dos docentes é fundamental para proporcionar uma experiência acadêmica de excelência aos estudantes e prepará-los para os desafios do mundo contemporâneo.

Assim, o Programa de Formação Permanente da Unesc se torna um espaço de aprendizado e crescimento profissional e pessoal, fortalecendo a comunidade acadêmica por meio de uma relação dialógica que valoriza a aprendizagem pela experiência.

A excelência da formação que oferecemos em nossa universidade é, sem dúvida, fruto do compromisso, do esforço e da dedicação dos nossos docentes. Sabemos que o papel que desempenham é fundamental para a construção do conhecimento dos nossos estudantes e é com essa perspectiva que reiteramos nosso compromisso em apoiá-los em suas atividades docentes.

O que ele proporciona?

Um programa de formação permanente proporciona ao docente oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal contínuo. Além de atualização em sua área de conhecimento, a formação permanente, ao longo da vida, também oferece uma perspectiva da aprendizagem pela experiência que se estabelece por meio da partilha com os demais colegas em diferentes tempos, espaços e estímulos.

A partir de nosso Programa de Formação Permanente, o professor tem a possibilidade de conhecer, refletir e experienciar abordagens pedagógicas distintas, explorar metodologias inovadoras e aplicar estratégias de ensino diferenciadas em sua sala de aula. Essas experiências proporcionam um ambiente potente de aprendizado, permitindo ao professor desenvolver uma visão mais profunda, crítica e reflexiva sobre sua práxis e o impacto que ela tem na aprendizagem dos estudantes.

Além disso, há a oportunidade de compartilhar experiências com outros colegas, promovendo uma troca de ideias e conhecimentos que enriquecem o processo de aprendizado profissional e constroem redes colaborativas, as quais denominamos de Comunidades de Aprendizagem.

Participar dos encontros e experiências formativas oferecidas pela Universidade é estar aberto para deslocamentos, suspensões, novas aberturas de modo a promover a transformação na docência, por meio de uma educação de qualidade que impacte positivamente a vida dos estudantes.

Experiência

Larrosa (2002) considera que, para que haja experiência, é preciso que algo aconteça ao indivíduo, e isso requer: “interrupção, parar para pensar, olhar, sentir, suspender a opinião, o automatismo da ação, cultivar a delicadeza, a atenção […] dar-se tempo e espaço”; para ele, a experiência é “o que me passa” diante de uma determinada situação.

Competência

“Para Roldão (2003), a competência emerge quando, perante uma situação, o sujeito é capaz de mobilizar adequadamente diversos conhecimentos prévios, seleccioná-los e integrá-los de forma ajustada à situação em questão. Desta forma, a competência exige apropriação sólida e ampla de saberes, de modo a permitir ao sujeito que os convoque (de forma ajustada) quando se encontra face a diferentes situações e contextos.”

Cursos ofertados

As atividades poderão ser ofertadas via meet ou presencialmente, a depender do objetivo de cada curso;
cada módulo, inclusive, poderá ter uma forma de oferta, a qual estará descrita no ato da inscrição.

Curso de Formação para novos Docentes

Curso de Formação para novos Docentes